16
nov

Paola Carosella lança livro de receitas em Porto Alegre

Desde o primeiro esboço deste livro até a entrega dos originais para os últimos ajustes da arte-final na editora, foram três anos de muito zelo e dedicação. E Paola Carosella finalmente, e para a alegria de muitos, nos presenteia com uma obra que vai além de um simples livro de receitas. Utilizando uma prosa tão agradável quanto suas deliciosas receitas, esta exímia cozinheira mescla um relato autobiográfico com mais de 90 receitas selecionadas dos menus que fizeram parte do almoço executivo das sextas-feiras do restaurante Arturito em 2014. São 352 páginas de enorme conhecimento técnico, além de extremo desvelo e entrega.

Na primeira parte da obra, Paola discorre sobre a trajetória que a transformou em uma cozinheira sensível e fiel a um dos princípios básicos de suas receitas: o respeito aos ingredientes. Narra as lições que aprendeu ainda na infância, relembrando o percurso de sua profissionalização com passagens por diversos restaurantes de todo o mundo, e conta um pouco sobre sua vinda, em 2001, para o Brasil. A segunda parte é reservada propriamente às receitas, em um texto que foge do habitual. “Nas explicações dos pratos também há um pouco de minha história, minha relação com as receitas, onde as aprendi, como tive aquela ideia, quem ou o que determinada receita me faz lembrar. É um livro muito pessoal, que revela muito de mim”, confessa Paola.

Colocar o projeto em prática exigiu bastante empenho. “Escrevi em aviões entre uma viagem e outra, na cozinha do restaurante, no escritório do Arturito, fui deixando notas em todas as minhas agendas e cadernos, tranquei-me em meu quarto por vários fins de semana e contei com o apoio de pessoas talentosas e queridas que me ajudaram a editar as histórias e as receitas”, diz Paola. O resultado de tudo isso transparece em cada página do livro.

As fotos, de Jason Lowe, foram pensadas para harmonizar com o estilo das receitas. “Minha cozinha não tem apresentações complexas, assim as fotos tinham de transmitir a simplicidade e a pureza que eu aprecio nas montagens e a qualidade dos detalhes que eu busco na execução”, explica Paola.

O lançamento do livro “Todas as Sextas” em Porto Alegre ocorre nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, e será realizado em na Livraria Saraiva (Shopping Iguatemi Porto Alegre), a partir das 18h30.

comente
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia