22
ago

Evento debate as condições de trabalho durante a SPFW

No dia 31 de agosto, das 18h às 22h, o Instituto Alinha organiza um evento que pretende promover reflexão em torno da moda. Com a pergunta “você conhece a história por trás da roupa que está usando?”, o encontro terá conversas, exposição e show para discutir o que há por trás de cada etiqueta costurada nas roupas, como as condições que os costureiros tiveram de enfrentar para trabalhar e o valor que ganharam sobre cada peça.

O Instituto Alinha é um negócio social focado na melhoria das condições de trabalho e de vida dos costureiros, co-criado por Dari Santos, uma das selecionadas para participar do programa de inovação social Red Bull Amaphiko. “Na semana de moda de São Paulo, em que as passarelas e as roupas apresentadas são o foco da atenção, criamos um espaço para mostrar a realidade de quem está por trás da confecção de cada roupa. Nosso objetivo é questionar e mostrar dados estatísticos sobre a realidade da moda. Quem conhece o costureiro? Quem são eles? Como trabalham?”, diz Dari.

A ação também marca o lançamento da etiqueta “Por trás da Roupa”, do Alinha, que tem como intuito mostrar aos consumidores por quem e em quais condições suas roupas foram confeccionadas. “A intervenção vem para impactar e propiciar um maior contato com os costureiros, suas histórias e a realidade da moda tanto para os estilistas quanto para os consumidores, uma vez que todos nós somos um pouco responsáveis pela cadeia produtiva da indústria têxtil”, explica Dari Santos.

PROGRAMAÇÃO

DIA 31/08 (quinta-feira)

18h – Boas-Vindas

Conheça a história dos donos de oficina da plataforma do Instituto Alinha, com exibição de peças de roupas costuradas por eles e provocações de preços praticados e preços justos;
Fotos dos impactos de antes e depois das oficinas assessoradas pelo Alinha;
Óculos de realidade virtual para mergulhar em uma oficina de costura;
Exposição que ilustra as desigualdades do mundo da moda.

19h – Bate-papo com Costureiros + Lançamento de Vídeo

Bate papo com costureiros e a estilista Flávia Aranha, conectados pela plataforma do Instituto Alinha. Eles vão debater sobre as dificuldades dos costureiros imigrantes e quais as diferenças de trabalhar para uma marca alinhada;
Lançamento do vídeo que une três personagens que serão impactados pela etiqueta Alinha.

20h – Desfile e Show Santa Mala

As marcas TANDEN + DAMN Project e Joaquina Brasil desfilam as peças produzidas por oficinas alinhadas com a participação do grupo de rappers bolivianas Santa Mala.

comente
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia