11
mar

SEMANA QUE VEM TEM: BLOCO MARIA DO BAIRRO!

No próximo sábado, dia 19 de março a partir das 17 horas na Rua Sofia Veloso, no coração do bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, acontecerá o maior e melhor carnaval de Rua do Rio Grande do Sul. É o Bloco Maria do Bairro que estará chegando em sua décima edição.

E a grande novidade para o carnaval de 2017 é que além do desfile de Porto Alegre, o Bloco Maria do Bairro irá participar do calendário dos Blocos de carnaval de Rua do Rio de Janeiro.

Quem faz a festa junto com Zeca Brito, Rafael Tombini e Eger Viana coordenadores do Bloco é o casal de mestre-sala e porta-bandeira Luiza Ollé e Miltinho Talaveira que aguardam muitos foliões para sambar e brincar ao som das maravilhosas marchinhas de carnaval que neste ano fazem uma homenagem ao Mestre Pernambuco. Os figurinos do casal e de Zeca Brito foram inspirados na indumentária característica do cangaço, do sertão Pernambucano e nas ilustrações de cordel, mas com uma estilização carnavalizada. Couro sintético, rebites, ilhoses, fitas de cetim multicoloridas e apliques metalizados são os principais materiais escolhidos pelo figurinista Daniel Lion. Eles serão os Reis do Cangaço da Cidade Baixa.


Como é tradição do bloco, ter sempre um samba-enredo, a edição deste ano vai homenagear Waldemar Moura Lima, o Mestre Pernambuco. Um dos fundadores do bloco que em 2007, ano que marcou a retomada dos blocos burlescos nas ruas da cidade de Porto Alegre, capitaneado pelo Bloco Maria do Bairro. Pernambuco, como é popularmente conhecido foi um dos responsáveis por manter viva a chama do Carnaval de Rua na Cidade Baixa, fundador do Bloco Rua do Perdão e da Banda de K, resistiu aos anos de chumbo com a apropriação da rua e a contestação dos valores vigentes através de democráticas brincadeiras de carnaval. Professor e ativista cultural, Pernambuco é um intelectual quilombista que dedicou sua vida à valorização da cultura popular e das raízes africanas no Brasil. “Homenagear Pernambuco é reconhecer a importância do carnaval de rua, de livre apropriação popular” comenta Zeca Brito que juntamente com Sapiran Brito assinam a letra e música do samba-enredo deste ano.

Neste dia, além de muito samba ao som da Fabulosa Banda do Bloco com a Bateria do Areal do Futuro o bloco Maria do Bairro traz como convidada a cantora Shana Muller como parceira de Zeca Brito nos vocais das marchinhas e sambas enredo.

Letra do Samba de 2016:

“Se a Sofia Virar Mar, Eu quero Pernambucar”
Um Samba de Sapiran Brito & Zeca Brito

https://soundcloud.com/miltinho-talaveira/maria-do-bairro-2016-se-a-sofia-virar-mar-eu-quero-pernambucar

Veio da banda da lá
Do cangaço, do Sertão,
Do quilombo dos palmares
Para Rua do Perdão

Três mulheres recebeu
Pela graça de Xangô
Gabriela deu pra todos
A Rosa lhe enfeitiçou
Mas foi Maria Bonita
A gostosa que levou

Ferve Maria que o bixo vai pegar
Hoje eu vou cair no Frevo
Hoje eu quero me acabar.

Pernambucando até o dia clarear,
Se a Sofia Virar Mar. Eu quero Pernambucar.
Serviço:
O que: Desfile dos 10 anos do Bloco Maria do Bairro
Quando: 19 de março a partir das 17 horas.
Onde: Rua Sofia Veloso com Lima e Silva

comente
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia