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fev

Ralph Lauren promete foco no cliente após maus resultados

O que será que está acontecendo com a Ralph Lauren? A julgar pela queda de 18% em suas ações em um único dia, neste início de ano, é necessário ajustes na gigante da moda americana. O terceiro quadrimestre fico abaixo das expectativas e as projeções para o quarto parecem piores, levando a empresa a ir à luta. Há promessas de toda uma nova estrutura de gestão com foco no cliente, enquanto trabalha em mudanças para reduzir custos operacionais.

Essas mudanças já começaram, com a companhia falando em novos tecidos tecnológicos, e expandindo a produção de vestidos, calçados e acessórios – além de tomar mais controle sobre licenciamentos e coordenar a cadeia global de fornecedores.

Vamos aos fatos e números: Ralph Lauren disse ter enfrentado “desafios inesperados” no terceiro quadrimestre, como a queda de 9,2% no lucro e a queda no valor das ações. Foi citado uma queda na expectativa das promoções, um período de festas competitivo e pouco fluxo em suas lojas.

As vendas no varejo foram mais entusiasmantes, subindo 2,1%, para US$ 1,1 bilhão, mas isso foi impulsionado por um expressivo aumento no e-commerce, que subiu 17%, destes, 40% através de aparelhos celulares, e em novas lojas. Por outro lado, as vendas nas lojas mais importantes caíram 2%.

Em geral, as vendas se mantiveram estáveis em relação há um ano atrás. As vendas da Ralph Lauren tiveram queda nas Américas, mas foram impulsionadas pelo mercado europeu. As margens de lucro brutas é que diminuíram.

Para o quarto quadrimestre, é esperada redução de lucros e de vendas, pois os consumidores estiveram mais receosos, mas também espera-se uma mudança nos ventos graças ao dólar forte. Para o ano fiscal que se encerra em março, as vendas devem crescer 4% em moeda neutra, ainda abaixo da expectativa prévia de 5-7% de crescimento.

Apesar de manter “prudência”, a companhia diz que segue operando em “posição de força” e que está comprometida em investir em iniciativas para o crescimento. Também se fala em aumentar preços em determinados mercados onde a moeda foi desvalorizada, como Japão, Canadá e Europa.

Segundo a presidente da Ralph Lauren, Jacki Nemerov, a empresa vai implementaruma nova estrutura de gestão global para os próximos meses, que busca “operar de uma forma mais centrada no cliente e providenciar mais eficiência operacional substancial”. Mais detalhes não serão informados durante esse período.

No último ano, foi lançada a Polo para mulheres, apoiada pela abertura da primeira flagship Polo em Nova York. Então não havia grandes notícias sobre a performance da empresa, foi dito que a estratégia era uma “oportunidade significativa de longo prazo” para a marca.

Fonte: WGSN

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