06
fev

Estilistas abandonam prêt-à-porter por liberdade artística

Depois de Jean Paul Gaultier, agora é a vez da dupla holandesa Viktor & Rolf desistir das apresentações prêt-à-porter. A intenção é focar agora nas coleções de alta-costura, fragrâncias e produtos licenciados. Eles disseram que a decisão foi tomada em conjunto com o OTB Group, de Renzo Rosso, acionista majoritário da marca desde 2008. Em comunicado, Rosso afirmou que a ideia é posicionar a marca cada vez mais no segmento de luxo.

A marca de ready to wear encerrará com a coleção de inverno 2015, durante a Semana de Moda de Paris, mas não deverá haver nem desfile, apenas apresentação para venda. A loja da Rua Saint Honoré, em Paris, deverá ser fechada até 2016. A pressão do frenético do calendário da moda atual tem levado muitos estilistas a enfrentar até problemas de saúde. John Galliano acabou envolvido no escândalo que lhe tomou anos de trabalho, sendo demitido da Dior; Christophe Decarnin saiu da Balmain em meio a uma crise de depressão; e Clô Orozco e L’Wren Scott deram fim a própria vida, quando se viram endividadas.

Para Viktor & Rolf o retorno ao couture teria razões artísticas: “Nós sentimos uma necessidade forte de retomar o foco nas nossas raízes artísticas. Sempre usamos a moda para comunicar algo, esse é o primeiro significado de uma expressão artística”, disse Viktor Horsting, lamentando o ritmo acelerado do prêt-à-porter e o clima de competição. “Começamos a sentir que a criatividade acabava restrita demais. Desistindo ganhamos tempo e liberdade.”

No ano passado, Gaultier citou justamente o ritmo frenético das coleções, que acabavam tirando sua liberdade e o tempo necessário para desenvolver novas ideias, além de dificuldades financeiras. “Após mais de 38 anos produzindo coleções de prêt-à-porter masculinas e femininas, chegamos à conclusão de que é hora de finalizar nossas atividades e nos concentrar principalmente no desenvolvimento da alta-costura, perfumes e algumas colaborações que ainda não tive tempo de explorar. Esse é um novo começo, e dessa forma vou poder voltar a expressar minha criatividade sem nenhum limite.”

comente
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia