10
jul

Lanna Thai Fusion Cuisine: paixão pela gastronomia tailandesa

Nunca é tarde para se fazer o que se gosta. Pode parecer um clichê, mas a verdade é que dificilmente vamos ser realizados na profissão se não fizermos algo que amamos. Thaís Lorea, 36 anos, a chef e proprietária do Lanna Thai Fusion Cuisine, restaurante de comida tailandesa aqui de Porto Alegre, é apaixonada por gastronomia. Apesar disso, formou-se em Direito e trabalhou por dez anos na área.

Ela então se viu totalmente infeliz com o que estava fazendo. E pensando na sua paixão por cozinhar, ela resolveu ingressar no curso de Gastronomia do Senac, em 2012. A ideia de abrir o restaurante partiu de Thaís, mas também contou com o apoio do cunhado, que viu uma oportunidade de investir em comida tailandesa. Ela passou um ano estudando a gastronomia do país e, em 2013, abriu o Lanna.

O cardápio do restaurante teve que ser adaptado, já que nem todos os ingredientes da comida típica tailandesa são encontrados facilmente no Brasil. “Por exemplo, raiz de gengibre, folha de bananeira fesca. Aí pensei: já que não é possível ter estes ingredientes aqui, vamos adaptar”. O uso da pimenta também teve que ser reduzido, pois, segundo ela, o tempero não é muito aceito pelos gaúchos.

Thaís criou pratos autorais, algo que era seu desejo quando abriu o espaço, como a Mousseline de Batata Doce e Gengibre, que não é um prato tailandês, mas um prato feito com ingredientes tailandeses como o molho de ostra, e é o mais pedido do cardápio. Entre as sobremesas, as que fazem mais sucesso são o Rolinho de tâmaras, amêndoas e canela com sorvete de cardamomo e o Sorvete Frito de capim cidró e banana grelhada com calda de laranja. O típico Rolinho Tailandês, recheado com legumes e frango ao molho de ostra e limão, é também um dos hits da casa.

Rolinho de tâmaras, amêndoas e canela com sorvete de cardamomo

Apesar de nunca ter ido para a Tailândia – a viagem está nos planos -, Thaís pesquisou a cultura do país para dar o nome ao restaurante. “‘Lanna’ significa um milhão de campos de arroz em tailandês. Pesquisando nomes, cheguei à ideia do arroz, que significa prosperidade, e ‘Lanna’ também representa um conjunto de hábitos e cultura da Tailândia”, conta a chef.

Lanna Thai Fusion Cuisine

Rua Barão de Santo Ângelo, 487, Moinhos de Vento | (51) 3508.3820

De terça-feira a sábado

Das 19h às 23h

www.lannathai.com.br

comente
tags
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia