26
nov

Conheça as refeições embaladas a vácuo

Você já quis começar uma dieta ou ter uma alimentação mais saudável e o inimigo foi a falta de tempo? Ou você começou uma academia e quer comer as refeições exatas pra ter resultado?
Cada vez mais pessoas gostam de comer bem, fugir da comida congelada. Por outro lado, cada vez menos temos tempo (ou disposição) de encarar o fogão depois de um dia pesado no escritório.

A solução está nas lojas que vendem comida caprichada a vácuo, que pipocaram em São Paulo e já estão ganhando o resto do país. Alimentos embalados a vácuo atuam sobre a concentração de oxigênio disponível para a atuação das enzimas e dos microrganismos. Com baixa concentração de oxigênio, há redução da atividade enzimática e microbiana, ou seja: os alimentos não precisam de conservantes.
Alguns estudos apontam para uma utilização de cerca de nove vezes mais sódio em apenas um alimento semipronto congelado do que a ingestão ideal diária para cada indivíduo e aí que começam os benefícios do vácuo.

A descoberta do processo foi meio que sem querer. Nicholas Appert, um doceiro francês, foi o responsável. Em 1809, ele resolveu encarar o desafio lançado por Napoleão que precisava encontrar uma maneira de manter a comida fresca para abastecer seu exército, durante as longas campanhas. Em uma das experimentações, Appert cozinhava a comida, colocava em embalagens de vidro que eram aquecidas e seladas com piche, cera e rolha. Quando o vidro esfriava, voilà! Criava-se o vácuo.

Mesmo sem entender muito bem o que havia acontecido, o doceiro fez sucesso com sua criação e deu um passo importante para a futura descoberta da esterilização e do vácuo e a consequente eliminação dos microrganismos, responsáveis pela deterioração dos alimentos.

Apesar de de nenhuma outra técnica de conservação de alimentos superar o vácuo, que mantém o sabor, a consistência e a cor originais dos alimentos e possui durabilidade até 3 vezes superior a outros procedimentos, ele só começou a ser realmente usado na França na década de 1970 e chega só agora ao Brasil.

Os Benefícios são muitos: a embalagem a vácuo aumenta a vida útil dos produtos em até 3 vezes, elimina ou reduz drásticamente o uso de aditivos e conservantes, é mais higiênico pois impede o desenvolvimento de mofo e bactérias, além de facilitar o armazenamento.

Aqui no sul, quem está investindo no processo é a Sabor Saudável, que busca proporcionar às pessoas mais saúde e bem-estar através da elaboração de uma comida saudável e saborosa a partir da escolha de cada ingrediente e embalando a vácuo. São duas linhas: a Spa delivery e a Yes fitness food

A SPA Delivery é uma grife de fresh food daily que oferece refeições leves e saudáveis para quem busca uma alimentação prática e equilibrada sem ter que abrir mão do sabor. Já a Yes fitness food tem refeições prontas para pré e pós treino para praticantes de esporte que buscam uma alimentação equilibrada com baixo índice glicêmico e baixo teor de sódio.

Incrível, não? No site deles você encontra mais informações: http://saborsaudavelalimentos.com.br/

comente
tags
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia