28
ago

Cerveja no inverno: veja 10 estilos da bebida que combinam com o frio

A cerveja geralmente é associada ao calor, à praia e ao verão – a maioria das marcas que consumimos é leve e refrescante, o que tem tudo a ver com os dias quentes. Porém, muita gente não sabe que alguns estilos de cerveja combinam super bem com o frio. O beer sommelier Tulio Rodrigues explica que cervejas mais robustas e encorpadas não precisam ser servidas tão geladas quanto outras mais leves.

Essas bebidas têm, em geral, teor alcoólico mais alto e sabor mais intenso. O ideal é que elas sejam servidas em temperatura entre 8°C e 18°C – as mais leves devem ficar entre 5°C e 12°C.

Veja uma seleção de 10 estilos cervejeiros para apostar nos dias de frio:

Imperial IPA
O nome dessa cerveja remete ao seu aspecto robusto, com teor alcoólico mais alto e extremamente amarga – estilo originalmente inglês. Seus lúpulos têm características herbal e terrosa. “IPA” é a sigla de India Pale Ale. Em geral, essa é uma cerveja refrescante e seca, com aroma floral e frutal de lúpulo e presença moderada de malte.

Dark Strong Ale
Esse estilo tem forte presença de álcool, mas possui baixa percepção de amargor, aroma e sabor de lúpulo. Ela tem ervas e condimentos, que podem ser percebidos pelo consumidor. O estilo tem uma complexidade de ésteres frutais junto de aromas tostados, além da presença de malte marcante e cremosa.

Doppelbock
Em geral, esse estilo tem características de uma cerveja mais robusta e alcoólica. É possível perceber mais a presença do malte, e sua coloração vai de cobre a marrom escuro. Esse tipo de cerveja tem corpo médio a alto, e geralmente os aromas de lúpulo são baixos.

Belgian Tripel
Essa cerveja é suavemente condimentada com notas de cravo e moderados ésteres frutais. Normalmente ela tem corpo baixo, ou seja, mais leves, e seu aftertaste é suavemente adocicado, proveniente de maltes claros. O estilo tem leve amargor de lúpulo e a força do álcool. Essa cerveja pode conter resíduo de fermento devido à refermentação na garrafa.

Bière de Garde
A “cerveja de guarda” tem como principais características a presença marcante de malte no sabor e no aroma, com notas torradas e caramelizadas. Esse estilo é leve e tem amargor moderado, além de aroma e sabor de lúpulos nobres. Ele também possui presença evidente e marcante de álcool. Alguns podem se assustar, mas esse tipo de cerveja “de fazenda” pode trazer no sabor notas terrosas, mofadas e até de “celeiro”.

Schwarzbier
Com o sabor predominantemente tostado, é uma cerveja com corpo entre médio e baixo e é moderadamente adocicada. O amargor dela não é tão pronunciado e tem notas suaves e frutais.

Russian Imperial Stout
Esse estilo tem elevados teores de álcool, com aromas e sabores de maltes escuros que lembram caramelos. A cerveja tem aromas presentes de lúpulo frutais e o amargor é médio, equilibrado com o doce do malte. Esse estilo foi originado na Inglaterra – ao ser exportado para a Rússia, passou a ser conhecido como Russian Imperial Stout.

Strong Scotch Ale
Essa cerveja possui corpo alto, com presença de residual adocicado do malte. Uma de suas características é o aroma de lúpulo mínimo. Ela também tem um dulçor residual.

Robust Porter
São cervejas negras, com sabor de malte torrado, e têm um corpo médio a alto. Esse estilo de cerveja sempre deixa um bom dulçor na boca, e é indicado para que gosta de cervejas um pouco mais amargas. Os aromas de lúpulo são moderados e os sabores são frutais, que se equilibram com notas tostadas.

Barley Wine
Estilo de cerveja encorpada e extremamente alcóolica. Apesar disso, percebe-se claramente o elevado doce do malte no sabor. A cerveja tem amargor médio e frutado, com aromas de caramelo. Pode-se perceber notas de envelhecimento que lembram vinificação.

 

comente
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia