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A VONTADE DE FICAR NA CAMA POR MAIS TEMPO EM DIAS FRIOS É CULPA DO SEU METABOLISMO

Acordar cedo quando esfria é um sacrifício para muitas pessoas. A vontade de ficar mais tempo na cama aumenta neste período do ano e o atraso na escola e no trabalho passa a ser mais frequente. O desejo de dormir um pouco mais está ligado à baixa na claridade, já que os dias são mais curtos e as noites mais longas, à procura por lugares mais protegidos e aconchegantes, além do metabolismo que fica menos acelerado. Mas será que o nosso corpo realmente necessita de mais horas de sono no outono e inverno?

O sono não aumenta quando a temperatura diminui, é apenas impressão. A afirmação é do neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono de Piracicaba e Campinas. O período de sol mais curto e o conforto da cama faz com que as pessoas sintam vontade de ficar mais tempo deitadas. “É uma sensação de aconchego, mas não há necessidade biológica de ficar mais tempo na cama”, ressalta o médico.

Woman sleeping in bed

O especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) diz ainda que quem costuma ter problemas de sono, como demorar para dormir ou acordar várias vezes à noite, encontra menos dificuldades com o clima mais ameno. Quando dormimos a nossa temperatura corpórea cai naturalmente para 1 grau a menos, vai para 35 graus, e com o clima mais frio, conseguimos manter a temperatura nesse índice, o que contribui para uma boa noite de sono. Já no calor, fica mais complicado manter a temperatura corpórea baixa.  Mas é preciso lembrar que a pessoa precisa estar coberta no frio para não perder muito o calor do corpo e despertar. Temperatura abaixo de 17 graus e calor acima de 27 graus causam perturbações no sono.

Cada pessoa tem seu tempo ideal de sono, que varia conforme a idade. A maior parte da população adulta precisa de sete a oito horas por dia. As crianças dormem em média onze horas e os adolescentes cerca de nove. Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, com variações para cada bebê.

Mas é fundamental considerar que a qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de horas dormidas para garantir disposição no dia a dia. O sono é determinante para a qualidade de vida, deixa a pessoa mais disposta, melhora o rendimento na escola e no trabalho, ajuda no bem-estar, o sistema imunológico fica mais resistente, ajuda no humor e melhora a concentração.

Portrait of woman asleep in cozy bed

Para uma boa noite de sono, a recomendação é estabelecer um horário regular para se deitar e despertar; ir para a cama somente na hora de dormir; optar por um ambiente saudável e livre de ruídos; não fazer uso de álcool próximo ao horário de deitar e de medicamentos sem orientação médica; não exagerar no consumo de café, chá e refrigerante; não praticar exercícios físicos em horários próximos à hora de dormir; jantar moderadamente e em horário regular e adequado, fazer atividades repousantes e relaxantes antes de dormir, e não levar problemas para a cama.

Fica a dica!

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