29
mar

ABERTURA DA MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO

Nesta terça-feira, 29 de março, a partir das 19h, acontece o coquetel de abertura da mostra Nuevos Cines – Cinema Argentino Contemporâneo, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). O filme Dois Disparos, de Martín Rejtman, será exibido às 20h30. Entrada franca! 

“Dois Disparos” Martín Rejtman

Com onze filmes inéditos na cidade, o evento faz parte da programação especial da 57ª Semana de Porto Alegre da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia. Com curadoria do Giovani Borba e Leonardo Bomfim, produção da Livre Associação e apoio do Consulado Geralda República Argentina em Porto Alegre, a mostra também celebra o bicentenário do movimento que deu início ao processo de emancipação política da Argentina.

Martín Rejtman é um dos nomes mais importantes do cinema argentino contemporâneo, responsável por uma pequena revolução na década de 1990 com filmes como Rapado e Silvia Pietro. Havia uma expectativa bem grande para o lançamento de Dois Disparos em 2014, já que Rejtman não lançava um longa de ficção desde 2003. Com o tradicional gosto pelo absurdo do diretor, a maneira tranquila de filmar e uma liberdade incrível no roteiro, que encontra e desencontra personagens o tempo todo, Dois Disparos é certamente um dos grandes destaques da produção “invisível” argentina dos últimos anos.

Martín Rejtman

Martín Alomar, crítico disserta na Revista Teorema sobre o filme:
“Dois Disparos apoia sua original discursividade em uma narrativa que é pura digressão, abrindo (e nunca fechando) uma porta atrás da outra em um relato que faz do exercício da indeterminação um efetivo recurso estético. Desta forma, Dois Disparos e Relatos Selvagens representam em sua polaridade duas visões completamente oblíquas, maneiristas e necessárias do que a “argentinidade” significa no imaginário dentro e fora de nossas fronteiras (termo anacrônico, se eles existem), construindo identidade, mas também a questionando, em uma conversação que na realidade funciona como dois monólogos que representam as duas faces de uma mesma moeda”.

comente
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia