18
jan

SETE DICAS PARA APROVEITAR O VERÃO SEM PREJUDICAR A PELE

O período mais aguardado do ano está chegando: o verão. O tempo é oportuno para bronzear a pele, praticar atividades físicas ao ar livre e passar algumas horas do dia na praia ou na piscina.  A estação mais quente do ano é ótima para os momentos de diversão, mas também pode ocasionar o câncer de pele e a insolação – neste segundo caso, os sintomas mais recorrentes são a queimadura de pele, desidratação, tontura, dores de cabeça e febre.

O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. O câncer da pele não melanoma é o mais incidente no Brasil. São estimados 175.760 mil novos casos no Brasil em 2015, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Para evitar qualquer tipo de mal estar comum desta época, a especialista dá sete dicas valiosas para aproveitar o sol.

  • Use proteção mecânica, ou seja, roupas, bonés, chapéus, viseiras e guarda-sol.

  • Lembre-se sempre de passar filtro solar da maneira correta. Aplique uma camada espessa e homogênea, cerca de 30 minutos antes de sair de casa. A cada duas horas, repita o processo, principalmente se for entrar na água ou se transpirar muito.
  • Evite o sol entre 10h às 16h, período em que a incidência do sol é maior do que em outros horários.
  • Depois de um dia na piscina ou na praia, tomar banho com água fria ou morna  para hidratar a pele e aplicar creme hidratante depois.
  • Opte sempre óculos escuros com lentes com proteção solar UVA-UVB. Evite a tentação de comprar “modelos lindos”, sem procedência.
  • Hidratar-se e comer alimentos que contêm carotenoides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bronzeada.
  • Se possível, use roupas que ajudam a combater o efeito nocivo do sol, sobretudo as feitas com poliamida e dióxido de titânio, que além de serem estilosas, têm certificado da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

comente

Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia