01
mar

PRIMEIRO MUSEU FEMINISTA É CRIADO NA SUÉCIA

Nomeado o primeiro museu feminista, em Estocolmo, na Suécia o primeiro Museu da História da Mulher. Finalmente!

A instituição foi criada com o intuito de ser “o único museu do mundo dedicado ao lugar ocupado pela mulher na história, no presente e no futuro”, conforme afirmou à imprensa a diretora Maria Perstedt. A meta maior é ouvir as vozes das mulheres, provocar ideias, normas e estruturas que limitam, hoje, as escolhas e possibilidades de mulheres e homens.

“Queremos explorar diversas perspectivas em larga escala, tratando as relações entre os sexos e o poder; e numa escala individual, dando protagonismo aos objetos e narrativas!, ressaltou Maria.

Women’s history museum

Financiado pelo município,  o museu tem entrada gratuita e não possui coleção permanente. No entanto, há duas exposições paralelas: uma sobre o envelhecimento e outra chamada “Raízes”.

“Precisamos de um museu como esse, já que as mulheres foram excluídas da História, pois são os homens que contam” Declarou Hannah Lemoine, consultora de igualdade para a empresa AddGender.

Vale lembrar que a Suécia é um dos países que o movimento tem mais força. Os números comprovam: de acordo com uma pesquisa encomendada pela rádio estatal SR, aproximadamente 50% dos eleitores do país se definem feministas.

woman

comente
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia