14
abr

NOVIDADE EM POA: LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Inaugura no próximo sábado, 16 de abril, em Porto Alegre,um novo espaço para promover exposições, workshops, cursos, apresentações de artistas, performances, palestras e eventos relacionados com os mais atuais temas da produção artística local e internacional: o Laboratório para Experimentações Artísiticas – LabART 760.

Localizado no Caminho dos Antiquários, na rua Marechal Floriano, o LabART 760 é uma iniciativa independente comprometida em apoiar a produção, a crítica e a investigação interdisciplinar acerca das práticas artísticas contemporâneas. Na equipe, os curadores e historiadores Ana Zavadil e Márcio Tavares, a advogada e gestora cultural Marla Trevisan, e o advogado e artista visual Ricardo Giuliani.

De acordo com Ana e Márcio, a missão do centro cultural é empoderar artistas emergentes e a formação de público para o pensamento a partir da arte contemporânea, através do fomento à inovação e à experimentalidade e da promoção da colaboração entre a comunidade artística local e internacional. “Nosso objetivo é tornar o LabART um centro propulsor de ações artísticas interdisciplinares, sem medo de assumir riscos e de apresentar o novo, mas sempre mantendo uma conexão com as necessárias dinâmicas educativas que a arte pode e deve promover na sociedade contemporânea, compreendendo todo o potencial da arte contemporânea para contribuir para a melhora do ambiente social, econômico e cultural”, revelam.

Para a abertura do espaço, cinco artistas foram convidados a expor na primeira mostra do local, intitulada Experimentos (Experiência 1). Integram a exposição André Petry, Beatriz Dagnese, Mário Rohnelt, Liane Strapazzon e Verlu Macke. Além de obras dispostas nas paredes do LabART, uma vitrine experimental contará com instalações mensais. Na abertura, Liane Strapazzon apresenta sua instalação Fundo Falso. As mostras terão duração de dois meses. Experimentos (Experiência 1) segue em cartaz até 4 de junho, com entrada franca.

Na programação educacional, o LabART oferecerá cursos, workshops, palestras e outras atividades educacionais multidisciplinares relacionados com a ampliação do entendimento das práticas artísticas contemporâneas. Cursos de história da arte, humanismo, escrita criativa, teoria da música e poética cancional, curadoria, cinema, antropologia da arte formam um escopo de ações educativas que visam contribuir para a formação de público e para a dinamização do meio artístico fomentando a pesquisa e à reflexão a partir da arte.

A partir de 05 de maio, os interessados poderão participar dos cursos História da Arte Contemporânea, ministrado pela Profa. Me. Ana Zavadil, e História da Arte Moderna e Contemporânea, ministrado pelo Prof. Me. Márcio Tavares. As inscrições são realizadas através do email labart760@gmail.com.

No evento de lançamento, o público poderá conferir, além a primeira mostra coletiva do espaço, diversas performances programadas ao longo do dia, tudo com entrada franca.

Shall we?

comente
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia