29
mar

Galeria Aura Arte + Galeria Alice Floriano estreiam em SP com espaço compartilhado

As diretoras das respectivas galerias, Bruna Bailune e Alice Floriano, apostam em um espaço compartilhado em São Paulo para alavancar a mais recente geração de artistas visuais e artistas joalheiros nacionais e internacionais.

Quem passa em frente e vê apenas uma pequena porta na rua Wizard, 397, na Vila Madalena em São Paulo, irá se surpreender com o interior da Galeria Aura Arte e da Galeria Alice Floriano, espaço compartilhado entre as empresárias Bruna Bailune e Alice Floriano que será inaugurado no final deste mês.

A inaguração simultânea será no dia 30 de março, sendo a da Aura Arte com a mostra Scénario, que tem a curadoria de Mario Gioia e a participação dos artistas Bruno Belo (RJ), Giulia Bianchi (SP), Letícia Lopes (RS), Lilian Maus (RS), Marcella Madeira (SP) e Viviane Teixeira (RJ); e a da Galeria Alice Floriano com exposição dos artistas joalheiros contemporâneos Malene Kastalje (Dinamarca), Izabella Petrut (Áustria), Daniella Saraya (Israel), Christine Jalio (Finlândia), Helena Johansson Lindell (Suécia), Linnea Eriksson (Suécia), Mia Maljojoki (Finlândia), Sofia Bjorkman (Suécia).

A empresária e arquiteta Bruna Bailune e a artista joalheira Alice Floriano são amigas de longa data, partilhando do apreço pela arte e pela joalheria contemporâneas. Com a proposta de abrigar esses dois universos, o novo espaço, em São Paulo, contempla em seus acervos trabalhos de muitos outros artistas visuais e joalheiros além dos que participam das mostras de inauguração. A proposta da galeria Aura é representar jovens artistas nacionais atuantes no circuito, já a da galeria Alice Floriano é mostrar o trabalho de artistas joalheiros consagrados nacionais e internacionais, assim como o de jovens talentos, dando visibilidade para quem está no início da carreira mas já apresenta uma produção consistente.

A Galeria Aura Arte é uma extensão da plataforma on-line aura.art.br, lançada em 2015, com o objetivo de divulgar a produção artística nacional e auxiliar na formação de coleções que falem sobre o nosso tempo. O site, que funciona como galeria virtual, apresenta cerca de 50 artistas brasileiros oriundos de diversas regiões do país. A seleção de artistas acontece através de chamadas para envio de portfólios trimestrais, e leva em consideração critérios como a seriedade na atuação profissional e a existência de uma coerência interna no encadeamento das produções, revelando linguagens próprias e autorais. Desde a sua criação, em abril de 2015, a Aura realizou onze mostras entre Porto Alegre e São Paulo, além de ter participado de feiras de arte e apoiado projetos expositivos. Foi indicada ao IX Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2015), na categoria “Destaque em Espaço Institucional, Público ou Privado, de Divulgação Artística” em Porto Alegre (RS).

A Galeria Alice Floriano iniciou suas atividades em Porto Alegre, em 2015, com o propósito de disseminar e promover a joalheria contemporânea como movimento artístico e expressão cultural na capital gaúcha, trazendo artistas consagrados e novos talentos do cenário mundial. A exposição inaugural foi da Sueca Sofia Bjorkman, intitulada “What has the bird done?”, seguida das seguintes exposições: “Is this jewelry?” do Anamma Studio, de Athenas, com 22 artistas sob curadoria de Anastasia Kandaraki; “Felicitas – joalheria contemporânea de Lisboa”, para a qual foram selecionados 12 artistas fundamentais na trajetória da joalheria contemporânea desta cidade, dos anos de 1980 até os dias de hoje; “On my way to the Record Shop” da finlandesa Mia Maljojoki; “Synthetic Fruits and Transmuted Circles” da sueca Helena Johansson Lindell; e “DÁDIVA” exposição coletiva com 5 artistas de diferentes países. Agora com a inaguração do espaço compartilhado em São Paulo, uma nova etapa se inicia ampliando as oportunidades de acesso do público a esta arte portátil ainda pouco difundida. Atualmente, a Galeria Alice Floriano é a única galeria do país com foco exclusivo na Joalheria Contemporânea. A galeria hoje representa cerca de 40 artistas joalheiros e está constantemente selecionando novos nomes para fazer parte de seu catálogo.

comente
Compartilhe este post


Seja o primeiro a comentar!!!

Faça um comentário

Moderno

 

Old School

Rua Dr. Florêncio Ygartua, 188 - Térreo
Moinhos de Vento - CEP 90430-010
Porto Alegre / RS
Brasil

(51) 3072 6875

(51) 3028 8266

©Mauren Motta por Aldeia